A DISCIPLINA É PONTO DE EQUILÍBRIO DA FAMÍLIA

                       Vivemos um tempo de falta de disciplina na família. Aí está a fonte da falta de disciplina na sociedade o que torna o mundo anárquico.

                      Vamos definir o que é disciplina. Primeiramente vejamos o que não é disciplina,: (a)- não é castigo, força, violência; (b)- não é autoritarismo, (c)- não é severidade, patrulhamento, cerceamento da vontade sem justa causa.

                     O que se entende por disciplina? Segundo o Pr. Merval Rosa, no seu livro Problemas da Família Moderna, disciplina pode ser entendida da seguinte maneira: (a) – “…método coerente de impor restrições…”; (b) – “… método onde o ser humano aprende a diferença fundamental entre o possível e o desejado…”; (c) – “…método onde o ser humano aprende a controlar os seus impulsos e paixões…”; (d) – “… é oferecer opções alternativas …”; (e) – “… responsabilizar a criança pelas decisões que toma…” e (f) – “… ensinar “a verdade em amor” (Ef.4.15)…”

                  Pensamos que nos primeiros momentos da concepção de um filho, deve ter início o processo de uma vida disciplinada, nessa relação tão importante entre pais e filhos. Embora segmentos da Psicologia reconheçam que é nos primeiros 5 a 7 anos que se molda o caráter do ser humano, podemos nos aprofundar mais um pouco, à luz do ensino bíblico sobre a responsabilidade paterna, e afirmar que , antes mesmo da chegada da criança , através do parto, o processo disciplinar da criança, já deve ter sido desencadeado. A vida familiar já deve estar estruturada, do ponto de vista espiritual, ético, moral e material, antes do nascimento da criança a fim de lhe oferecer um ambiente adequado a uma boa formação do seu caráter.

                A Bíblia nos aconselha: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não desviará dele” (Provérbios 22.6) e ainda “Corrija os seus filhos enquanto eles têm idade para aprender; mas não os matem de pancadas.” (Provérbios 19,18), ou seja, nada de violência. – A Bíblia na Linguagem de Hoje.

                Temos a orientação bíblica que é dever do pai e da mãe cuidar da disciplina dos filhos, enquanto crianças. Deus não entregou filhos a babás, escolas, nem a igrejas. Deus entregou filhos aos pais e nos pedirá conta do que fizemos com os nossos filhos.

                Que o Espírito Santo de Deus nos ensine sermos pais segundo o coração de Deus.

Ruimar Siqueira Lopes, Pr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s