AOS PAIS, JOVENS E ADOLESCENTES


“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (I João 2: 14).

 

O apóstolo João afirma que os pais conheciam Jesus Cristo, ou seja, “aquele que é desde o princípio”, e que os Jovens são fortes.

Quais os princípios estão envolvidos nesta declaração?

Princípio da paternidade experiente e responsável. Espera-se que os pais por terem mais tempo de vida cristã tenham maior conhecimento de Jesus Cristo. Conhecimento, no caso, é experiência pessoal com Jesus, caracterizada por uma vida de maior comunhão com o Mestre, do que um jovem que segue a Cristo em menor espaço de tempo.

Quando João escreveu estas palavras à igreja estava sob o assédio de falsos mestres. Pessoas que traziam o mundanismo (pecados disfarçados) para a igreja. Era natural que os pais, por serem mais experientes, ensinassem aos filhos a serem leais a Cristo e terem compromisso com ele por toda a vida.

Tem sido dito, com muita ênfase ultimamente que, a primeira conta que os pais cristãos vão ter que prestar a Deus será em relação aos seus filhos.

Penso que Deus dirá aos pais o seguinte: Eu te confiei uma herança preciosa que são os filhos. O que você fez com eles? O que você fez deles?  

Não adiantará os pais responderem a Deus dizendo: Eu fiz de meu filho um empresário bem sucedido, um jogador de futebol famoso ou um cientista importante. Ou dizer: Fiz da minha filha uma esposa de um homem rico, uma atriz da TV, uma empresária bem sucedida, uma modelo famosa ou uma desportista vitoriosa.

Os pais mais experientes na fé têm a obrigação de criar os seus filhos nos santos caminhos do Senhor e fazê-los homens e mulheres de Deus, em primeiro lugar.

Você, pai e mãe, é um exemplo para o seu filho e a sua filha? Você está pronto para dar contas a Deus sobre o que está fazendo ou faz com seus filhos?

O princípio de uma vida vitoriosa para os jovens e adolescentes. É princípio espiritual que os jovens cristãos sejam fortes em quaisquer situações. Observe que tremendo princípio: “… sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” Em que se baseia este princípio? Em primeiro lugar – Se a Palavra de Deus estiver impregnada na mente do jovem, ele torna-se espiritualmente invencível. Em segundo lugar – Se a vida do jovem estiver firmada na Palavra de Deus, o maligno é e sempre será um derrotado em relação a esse jovem ou adolescente.

Em síntese: Os pais darão conta diante de Deus pelos filhos. O diabo não tem vez na vida do jovem e do adolescente que está firmado na Palavra de Deus. Aleluia!

Ruimar Siqueira Lopes, Pr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s